Paróquia

Comunidade São Geraldo

Domingo
07h30
10h
18h
Quarta-feira
19h30
Sábado
18h
Toda sexta feira de cada mês - Missas

07h30

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Domingo
08h
19h
Quinta-feira
19h
Sábado
19h
Toda sexta feira de cada mês - Missas

07h30

Comunidade Rainha da Paz

Domingo
09h

Comunidade Imaculada Conceição

Domingo
10h
Você está em:

Congado: História, cultura e fé

Com presença marcante na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem, a Irmandade Senhora do Rosário dos Ciriácos une fé, tradição e cultura

 Por Janaína Gonçalves

A Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Ciriácos, criada no dia 3 de maio de 1954, no bairro Aparecida (BH), faz parte da história da Paróquia. Hoje, o senhor Antônio Jorge Muniz, o “seu Antônio”, coordena o grupo. A Irmandade, popularmente conhecida como grupo de congado, passou a residir no bairro Novo Progresso, em Contagem, há muitos anos, e antes mesmo da transferência, Antônio e seu pai, senhor Ciriáco, já eram atuantes na Matriz de Santo Antônio – Vila Belém, bairro São Salvador, com o apoio do padre Teodoro.  O sacerdote esteve à frente da Matriz de Santo Antônio – Vila Belém, e se destacava pelo trabalho evangelizador envolvendo fiéis leigos e leigas e a promoção da dignidade humana.

Senhor Antônio conta que se lembra muito bem da construção da antiga capelinha de São Geraldo (comunidade da Paróquia Santo Antônio Maria Claret),  na Rua Mariano de Oliveira,  bairro Novo Progresso. Ele e seu pai ajudaram a edificá-la, junto com outros leigos.

A relação entre a Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Ciriácos e a Comunidade São Geraldo, na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, se intensificou ainda mais com o apoio do padre Teodoro. “Nós do Congado participávamos das missas normalmente e após alguns anos passamos a ter mais união com a Igreja. Não nos esquecemos também dos padres Irso, Isidoro, Pedro…  que se dedicaram à Paróquia e nos deram muito apoio”, comenta.

Os Grupos de Congado, assim como a Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Ciriácos, estão presentes em muitos bairros e cidades mineiras, seja em Belo Horizonte, Contagem ou interior do Estado. As festas religiosas são sempre compartilhadas com outras Irmandades, a exemplo do grupo de Justinópolis, dos Arturos em Contagem, grupo de São Domingos do Prata, de Conselheiro Lafaiete, entre outros.

Todos esses grupos se encontram durante as festas. “As outras Irmandades estão sempre presentes nos ajudando, e nós ajudamos todos eles também. Nós, da Irmandade Nossa Senhora do Rosário- Ciriácos, temos duas grandes festas no ano, a primeira é no mês de maio, quando comemoramos a libertação dos negros da escravidão, e a outra festa é da nossa padroeira Nossa Senhora do Rosário, realizada sempre no último domingo do mês de setembro. E em todos esses , as outras Irmandades são convidadas, assim como qualquer outra pessoa que queira nos conhecer”,  afirma Antônio. A Irmandade dos Ciriácos está sempre dividindo espaço com grupos de estudantes, interessados pela cultura religiosa, jornalistas, visitantes de outros estados e países.

Ao falar sobre a hierarquia dentro da Irmandade, Antônio explica que se destacam o Rei, a Rainha e os Capitães, assim como o fundador do grupo, que deixa seu nome como complemento do título de cada Irmandade. A essência religiosa da Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Ciriácos está no culto a Nossa Senhora e na reza do Terço, assim como na realização da Festa do Rosário todos os anos. Já a coroação dos Reis e Rainhas representa a coroação de Nossa Senhora. Cada cantiga entoada simboliza louvores à Virgem Maria, os batuques e tambores simbolizam os primeiros sinais do mundo, são instrumentos usados para assinalar o cortejo. Já as campanhas, instrumentos usados nos pés, simbolizam a liberdade dos negros, e as indumentárias compostas por camisas e saiotes costumam vestir as cores da devoção, ou seja, as cores das vestes de Nossa Senhora.

Diante de tantos anos de história, é possível perceber que os grupos de congado estão enraizados em uma representação de fé e devoção, passando o “reinado” de pai para filho, e assim se perpetuam.  A Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Ciriácos transmite união, amor, fraternidade. “Nossa caminhada é um louvor a Nossa Senhora do Rosário”, resume Antônio.

 

*Janaína Gonçalves – Jornalista, Especialista em Mídias Eletrônicas, Mestranda em Ciências da Religião, Coordenadora da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Belo Horizonte